O Facebook é uma das plataformas de redes sociais mais populares, com cerca de um bilhão de utilizadores. Ao longo dos últimos anos, a versão do Messenger tem-se tornado cada vez mais popular. É uma opção mais rápida do que simplesmente escrever no moral de alguém e, quando a pessoa está online a resposta pode ser bem mais rápida. Mas afinal, o que tem isto haver com as empresas? Pois bem, o Messenger pode ser aplicado em qualquer site, basta ter os recursos certos para o implementar.

Embora o Messenger tenha sido desenvolvido, principalmente, para os utilizadores comunicarem entre si, também permite que as empresas criem bots que enviem mensagens de forma automática. Isto irá permitir que reduza os recursos necessários para treinar alguém a fazer este mesmo trabalho. Os bots do Messenger podem fazer tudo, desde impulsionar as vendas, fornecer atendimento ao cliente e ajudar os utilizadores a descobrir algo novo. A utilização de bots do Messenger por norma aumenta a consciencialização da sua empresa na mente das pessoas e são benéficos tanto para o cliente como para o seu negócio.

Aqui ficam alguns dos principais motivos pelos quais a implementação de um bot no Messenger pode ser essencial para impulsionar os seus negócios:

 

1 | Apoio ao Cliente

Todas as empresas devem fornecer acesso ao apoio ao cliente, quer seja uma pequena ou grande empresa. As pessoas por norma têm perguntas e é crucial respondê-las para fidelizar clientes. Infelizmente, as lojas têm horários e os trabalhadores nem sempre estão disponíveis para responder a perguntas. Os bots do Messenger, por outro lado, estão sempre ativos. Os seus serviços estão disponíveis 24horas por dia, 7 dias por semana. E, os bots podem responder a perguntas, direcionar os utilizadores e, se aplicável, podem conectar a um representante pessoal, caso seja necessária uma assistência mais especializada.

Alem disso, as pessoas são logo informadas do tempo de resposta imediata, pois o tempo de resposta é uma estatística que uma empresa pode e deve exibir. Ver que uma empresa tem respostas rápidas pode incentivar o cliente a falar com o bot do Messenger.

 

2 | Base de Dados

Tal como toda a inteligência artificial, um bot do Messenger quanto mias interagir com as pessoas mais inteligente se tornará. Com base no feedback do cliente, ele pode ajustar as respostas, personalizar interações com clientes específicos e colectar dados gerais para ajudar no negócio. Por outras palavras, pode aprender o que as pessoas estão a falar sobre o seu negócio, o que gostam e o que não gostam e que tipo de coisas querem ver através das interações com o seu bot de mensagens.

Os bots de Messenger também colectam dados de feedback para aprender como interagir com as pessoas de forma mais orgânica para alcançar um nível de conversação semelhante ao ser humano. Com a evolução dos bots, pode até encontrar bots do Messenger noutras redes sociais sem dar conta!

3 | Aumentar as Vendas

Os bots do Messenger podem trabalhar como sendo o seu vendedor digital. Pode personalizar o bot com perguntas para ajudar o cliente a restringir o tipo de produto que procura e direcioná-lo para links úteis ou diretamente para o carrinho de compras. Este tipo de fluxo de vendas orgânicas pode ser preferível a enviar por email ou ligar por telefone, pois muitas pessoas preferem algo mais simples e rápido.

 

4 | Criar uma Lista de Contactos

Com base em quem interage com o seu bot do Messenger e como o fazem, o bot pode criar uma lista de pessoas que se interessam pelo seu negócio e com quem pode entrar em contacto novamente. Afinal, os clientes que retornam são os melhores clientes de uma empresa. Pode acompanhar quem compra o quê da sua empresa e com que frequência a visita. Isto ajuda a criar uma experiência ao cliente mais personalizada para utilizadores individuais e fazer com que voltem. O feedback também permite que a sua empresa avalie o tipo de pessoas que frequentam o seu site e permitirá que aprenda qual o tipo demográfico que deve segmentar.

 

5 | Mantenha-se Relevante

Um bot de Messenger pode ser programado para fazer transmissões automáticas aos utilizadores de modo a partilhar noticias ou eventos da empresa, sem que as pessoas tenham a necessidade de perguntar. As partilhas ajudam a criar um maior reconhecimento da sua marca. É essencial, no entanto, que não exagere, pois, as pessoas não gostam de ser bombardeadas com notícias. Dê sempre a opção às pessoas de não receberem essas partilhas. Para os que ficam, a sua empresa permanecerá relevante e possivelmente irão partilhar as notícias da sua empresa nas suas redes sociais.

 

6 | Alcance

Uma das coisas cruciais sobre o envio de mensagens ao seu publico é que as mensagens realmente atingem o seu objetivo. Com um bot de Messenger, as suas mensagens não são enviadas para uma pasta de spam ou para o lixo eletrónico. Com base em mais de um bilhão de utilizadores, há uma enorme hipótese de que pelo menos um dos seus clientes partilhe a experiência com a sua empresa entre as massas, levando a uma maior exposição e mais trafico para a sua página. Mais trafico significa mais assinaturas, mais interações com os botões do Messenger, mais dados e mais vendas!

 

7 | Eduque o seu Público

Todas as empresas têm um histórico, um propósito e uma razão para existir. Pode implementar o seu bot do Messenger uma introdução aos seus negócios, o que faz, quando foi criado e várias curiosidades sobre a sua empresa. É vital espalhar essas informações nas suas interações, no entanto é importante ter em conta que o objetivo de um bot é parecer humano, e não apresentar-se como um muro de informações. Porém, oferecer informações educacionais pode ser uma excelente forma de promover uma conexão, como aprender uma história sobre a infância de um amigo. Ao mesmo tempo, as pessoas ficarão a conhecer o que é o seu negócio.

Parece-lhe bem?

Isto é porque realmente o é. E a boa noticia é que os bots do Messenger são fáceis de implementar. Pode codificá-los por conta própria ou utilizar um serviço de terceiros como o ManyChat ou o Chatfuel para criar um bot de mensagens personalizável.

Um bot de mensagens instantâneas irá ajudá-lo a destacar-se das demais empresas, a utilizar os dados do cliente para apoiar a melhoria do seu negócio e a desempenhar um papel no crescente sucesso da sua empresa. Se ainda não tem um bot de Messenger implementado na sua empresa então é hora de o fazer, pois não irão sair de moda tão cedo!